Índice deste artigo:

doenca-refluxo-rge

Você já ouviu falar em refluxo gastroesofágico (RGE)? Esse problema, que acomete predominantemente as crianças, é um dos principais motivos de procura por consulta aos gastroenterologistas pediátricos e ocorre quando o conteúdo do alimento retorna do estômago para o esôfago, causando alguns desconfortos.

Apesar de atingir as crianças com mais frequência, a médica gastroenterologista Maria do Carmo Barros ressalta que o refluxo pode ocorrer em qualquer idade e nem sempre deve ser considerado uma doença. "Ele só é considerado patológico, ou seja, doença, quando ocorrem sinais e sintomas no paciente como, por exemplo, vômitos e regurgitação", explica.

Além dos exemplos citados pela médica, também são sintomas comuns do refluxo: perda de peso, dor retroesternal, dificuldade para deglutição (disfagia), inflamação do esôfago (esofagite) e síndrome da morte súbita do lactente. Pode levar também ao surgimento de dor de garganta (faringite), dor de ouvido (otite), apneia e perda de esmalte dentário, entre outros sinais que devem ser analisados de forma bastante criteriosa.

Publicidade