Índice deste artigo:

crianca-vo-gastrite

Seu filho sente dores abdominais, náuseas, azia e está perdendo peso sem motivo aparente? Atenção, ele pode estar com gastrite. A gastrite é uma inflamação no estômago decorrente da ação do ácido clorídrico e da pepsina, substâncias presentes na secreção gástrica.

Crianças também podem sofrer de gastrite porque os fatores desencadeantes, tais como algumas medicações, hábitos alimentares errados e estresse, podem estar presentes em qualquer idade.

A gastrite é uma doença multifatorial, envolvendo fatores genéticos, ambientais, desequilíbrio entre fatores agressores e de defesa da mucosa gástrica e a infecção pela bactéria H. pylori. "Os fatores ambientais que podem determinar gastrite são os erros alimentares, frequentemente observados nos dias atuais, o uso abusivo de café, o estresse emocional, medicações e, em adolescentes e adultos, o tabagismo e o álcool", explica a gastropediatra Dra. Karen Aparecida Ponceano Nunes. Nos países em desenvolvimento, observam-se taxas mais altas de prevalência da infecção pelo H. pylori, e a contaminação ocorre de modo mais precoce em consequência das condições favoráveis à disseminação da bactéria, como famílias populosas e saneamento básico precário. Entre outras alterações, a bactéria causa aumento da produção do ácido clorídrico, substância que em excesso pode ocasionar a "digestão" da própria mucosa gástrica.

Publicidade