Índice deste artigo:

familia-criancas-acidentes

Pais e avós sabem: crianças em casa, atenção redobrada. Com muita energia para gastar, os acidentes domésticos podem acontecer a qualquer momento e os pais devem saber evitá- los.

Os mais comuns são as quedas, seguidos pelos movidos pela curiosidade, como mexer com produtos cosméticos, de limpeza, objetos cortantes, entre outros.

Segundo a pediatra Teresa Cristina Maia dos Santos, quando a criança já possui um entendimento, o ideal é explicar a ela o porque uma determinada ação pode ser perigosa, e o que pode acontecer se ela fizer aquilo. "Já as crianças pequenas devem mesmo serem afastadas do perigo", diz ela.

A primeira dica é em relação as janelas, que devem estar sempre fechadas e com grades de proteção. Os móveis também devem ficar afastados das janelas, evitando que as crianças se apoiem neles.

Asfixia e sufocamento também são comuns em crianças pequenas, desprovidas do reflexo de retirada da face frente a tecidos colocados sobre as narinas, ou então quando encontram pequenos objetos que são colocados na boca ou aspirados. Para evitar essas situações, é aconselhável ter sempre um adulto ao lado da criança, nunca deixá-la brincando sozinha. "Também deve-se obedecer ao que determina a legislação sobre brinquedos adequados à idade da criança e no caso de bebês de berço, o ideal é remover qualquer objeto que possa provocar asfixia, como protetores, mantas ou fraldas de tecido", explica Teresa.

Publicidade