vacina-braco-bcg

No dia 1º de julho foi comemorado o Dia da Vacina BCG. Essa é uma vacina de extrema importância, que previne a população contra as formas graves de tuberculose, e deve ser tomada ainda nos primeiros dias de vida.

A vacina é bastante segura, normalmente sem reações adversas, mas a formação de úlceras com difícil cicatrização e abscessos são as mais comuns.

Ela deve ser aplicada por via intradérmica, portanto dentro da pele. Isso é importante porque a injeção, quando feita muito profunda, está associada a maior risco de reações adversas. Deve ser administrada no braço direito, na altura da inserção inferior do músculo deltoide.

Segundo o infectologista Guenael Freire, devemos sempre suspeitar de tuberculose em caso de tosse persistente, que dura mais de duas ou três semanas, sem causa aparente e sem melhora com outros tratamentos. "Normalmente, junto à tosse há emagrecimento, perda do apetite e febre, entre outros sintomas", explica ele.

O tratamento é feito com medicamentos orais. Trata-se de uma combinação de quatro medicamentos. A duração do tratamento é de seis meses, normalmente, mas os pacientes melhoram bastante já nas primeiras semanas.

 

 

Guenael Freire é médico especialista em infectologia, mestre em medicina tropical pela UFMG, consultor da MARGUE Consultoria e assessor médico do Instituto Hermes Pardini (BH).

Publicidade