Índice deste artigo:

crianca-carro

Os acidentes automobilísticos são situações recorrentes no trânsito e fazem milhares de vítimas anualmente no país. Por isso, a legislação brasileira exige a utilização de dispositivos de segurança específicos não apenas para os adultos, mas também para as crianças, que possuem uma estrutura corpórea bem mais frágil do que indivíduos com idade mais avançada.

Segundo o chefe da divisão de Pediatria do Hospital Universitário Regional de Maringá, Dr. Sergio Lopes, o transporte inadequado de crianças em automóveis é a principal causa de morte em crianças maiores de 1 ano de idade nos países desenvolvidos. Nos últimos anos a realidade brasileira também se aproxima deste cenário, apesar de o Código Brasileiro de Trânsito prever multa e perda de pontos na carteira para quem infringir a lei.

Para saber mais sobre os riscos do transporte incorreto de crianças em veículos, confira a entrevista completa com o médico, que esclarece quais são os diferentes tipos de assento e fala sobre a importância da conscientização sobre o assunto.

 

O que são as cadeirinhas e por que as crianças devem utilizá-las?

Cadeirinha é o nome genérico de um conjunto de dispositivos de segurança para o transporte de crianças em automóveis, tecnicamente conhecidos como Assentos de Segurança Infantil (ASI). Sua correta utilização previne mortes e lesões graves em crianças passageiras de automóveis envolvidas em acidentes ou situações de risco. Situações de risco são mais frequentes em acidentes como frenagens e curvas bruscas, que geram o deslocamento dos passageiros do automóvel. Nessas situações, as crianças podem ser lançadas contra os demais passageiros ou partes do veículo, podendo gerar danos a si mesmas ou a outras pessoas. Os ASI também podem prevenir comportamentos inadequados da criança, como abrir portas e janelas, deslocar-se no interior dos veículos, inclusive com intromissão na área de pilotagem. Não é incomum que a criança solta exponha partes do corpo para fora do veículo através das janelas ou que ela saia do carro voluntariamente quando este estaciona, mesmo antes de julgar se é seguro ou não sair. Assim, além de proteger nas situações mais críticas (acidentes), as cadeirinhas têm capacidade de prevenir situações de risco que são menos percebidas pelos pais. Além disso, o uso das cadeirinhas promove o uso de cinto de segurança pela criança quando essa se torna adulta, criando um bom hábito.

Publicidade