Índice deste artigo:

Aprenda a evitar acidentes com os brinquedos de ovos de Páscoa

A indústria alimentícia costuma utilizar alguns artifícios para atrair as crianças no período da Páscoa. Os ovos de chocolate, por exemplo, vêm acompanhados de pequenos brinquedos e surpresas, além de serem coloridos e estampados com alguns personagens que fazem parte do universo infantil.

Apesar de proporcionarem satisfação às crianças, muitos desses brinquedos podem oferecer perigo quando não são devidamente aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o Inmetro. Saiba como prevenir acidentes domésticos com esse tipo de produto e como proceder nesses casos com as informações da Dra. Joelma Gonçalves Martin, médica pediatra e professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB).

 

Quais devem ser os cuidados dos pais em relação ao perigo de acidentes domésticos com a ingestão de brinquedos de ovos de Páscoa?

Os brinquedos pequenos podem ser engolidos ou aspirados pela criança, ou seja, ao serem colocados na boca podem ir para o pulmão, o que pode causar um acesso de tosse agudo e mesmo um desconforto respiratório. Assim, ovos com brinquedos pequenos não devem ser dados a crianças pequenas. Em geral, existe uma recomendação nos ovos com avaliação do Inmetro para definir exatamente qual criança pode entrar em contato com aquele tamanho de "surpresa".

Publicidade