Índice deste artigo:

Saiba como evitar o refluxo na infância

Muitas mamães não sabem, mas o refluxo é algo comum na infância. Acompanhe a entrevista do gastroenterologista Dr. Magno Veras e saiba o que é o refluxo, como tratá-lo e dicas de como evitá-lo.

 

O que é o refluxo?

Refluxo é o retorno involuntário do conteúdo do estômago para o esôfago. Já a doença do refluxo gastroesofágico ocorre quando o refluxo é intenso ou frequente o suficiente para alterar a qualidade de vida da pessoa, gerando sintomas desagradáveis.

 

Por que ele acontece?

Quando ingerimos o alimento e o estômago é preenchido, eventualmente ocorre retorno do conteúdo para cima (para o esôfago). Alguns fatores impedem que ocorra um refluxo significativo para o esôfago, afinal o conteúdo ácido do estômago pode ferir o esôfago.

Alguns dos mecanismos naturais do antirrefluxo incluem: válvula (esfíncter) que se fecha quando ocorre distensão do estômago, angulação entre o esôfago e o estômago, dentre outros.

Quando ocorre falha nesses mecanismos de proteção antirrefluxo, podem ocorrer sintomas. O principal mecanismo para a doença do refluxo é o relaxamento transitório do esfíncter (válvula) que liga o esôfago ao estômago. Não se sabe ao certo o que provocaria essa alteração.

Algumas condições podem predispor à doença do refluxo, como hérnia de hiato, tipo e forma de alimentação e obesidade.

Publicidade