Índice deste artigo:

Menarca: um momento de emoção e dúvidas para a menina

A primeira menstruação, denominada menarca, pode acontecer em idades diversas, sendo influenciada por diferentes fatores. Saiba quais são eles e como é possível lidar com a situação da melhor maneira com as orientações da Dra. Maria Regina Domingues de Azevedo, psicóloga especialista em adolescência, sexualidade humana e psicologia social.


O que é a menarca e quando ela costuma acontecer?

Menarca é a denominação da 1ª. menstruação da menina, que ocorre em média, no Brasil, aos 12 anos. Tanto pelas perspectivas sociais quanto médicas e psicológicas, a primeira menstruação é frequentemente considerada um evento central da puberdade feminina, e sinaliza a possibilidade de fertilidade.

Garotas experimentam a menarca, ou primeira menstruação, em idades variadas. A idade da primeira menstruação é influenciada pela biologia feminina, assim como por fatores genéticos e ambientais, especialmente os nutricionais. A idade média da primeira menstruação tem declinado no último século, mas a razão dessa diminuição ainda é objeto de controvérsia. A idade da primeira menstruação costuma ser entre 11 e 13 anos. Quando a menarca ocorre antes dos 9/10 anos é considerada precoce, e após os 16 anos, tardia.

 

Quais costumam ser as reações mais comuns nesse caso?

Ao longo da vida a mulher menstrua entre 300 e 500 vezes, mas a primeira menstruação, a menarca, ainda é cercada de emoção, ansiedade e muitas dúvidas.

Por mais que a tecnologia tenha facilitado o acesso a um maior número de informações dos mais diferentes temas, parece que as questões que estão vinculadas à sexualidade ainda são envoltas em certo manto de "receio" ou "vergonha". Às vezes, parece que falar do tema quando diz respeito às outras pessoas é simples, mas quando se trata de si mesma se torna mais complexo. Desta forma, ainda existem muitas mães e/ou famílias que não abordam o assunto; outras que falam superficialmente; e poucas orientam de fato, explicando com detalhes o tema. O que se observa com frequência são as meninas buscando informações com seus pares, que sabem tão pouco quanto elas ou, pior, possuem noções totalmente errôneas e equivocadas.

Publicidade