Índice deste artigo:

adolescentes que bebem

Permitir que adolescentes e jovens bebam álcool sob a supervisão de adultos não é um modo de ensiná-los a beber com responsabilidade. Esta abordagem pode, na verdade, levar os filhos a beber mais e sofrer com as consequências do álcool. É o que diz um novo estudo publicado na edição de maio da Revista de Estudos sobre Álcool e Drogas (Journal of Studies on Alcohol and Drugs).

“Jovens e crianças precisam dos pais para serem pais, não colegas de bar”, afirma a pesquisadora Barbara J. McMorris, da Escola de Enfermagem da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos. Barbara afirma que pode ser contraditório permitir que os jovens bebam na presença de adultos, mas proibir o hábito longe deles. “É importante que os pais sejam claros sobre que mensagem eles querem passar”, explica.

Muitos pais acreditam que deixar o adolescente consumir álcool em pequenas quantidades enquanto está sob supervisão pode levá-lo a beber de forma responsável. Outros acreditam que a abordagem de tolerância zero, proibindo o consumo de álcool é o caminho correto. Para analisar como ambas as abordagens estão relacionadas ao hábito de beber de jovens e adolescentes, os pesquisadores analisaram mais de 1900 alunos e fizeram várias perguntas, como quantas vezes eles tinham consumido álcool com a presença de um adulto e problemas que foram causados pelo consumo da substância.

Publicidade