Índice deste artigo:

Chocolate e alimentação infantil

No período da Páscoa é natural o aumento no consumo de chocolate. Nesta época as crianças são as mais presenteadas com irresistíveis ovos de chocolate. Porém devemos deixá-las comerem chocolate e ainda mais em grandes quantidades?

Quanto mais tempo demorar para as crianças conhecerem esse tipo de alimento, melhor será para elas. O ideal é que experimentem chocolate somente após um ano de idade e em pequenas quantidades. Como contém açúcar e leite na composição, além de ser gorduroso, o chocolate pode causar gases, desconforto abdominal e diarreia, assim não deixe grande quantidade de chocolate à mão da criança.

A Organização Mundial da Saúde não recomenda o consumo de nenhum tipo de doce. Mas como na Páscoa é difícil proibir o consumo de tal alimento, então se recomenda que crianças de um ano consumam no máximo o equivalente a uma colher de sopa por dia, e que as de dois a cinco anos não ultrapassem o limite diário de 30 gramas. Normalmente, alguns tipos de chocolates contêm cafeína, que em excesso pode tirar o sono ou reduzir o apetite. O melhor é consumi-lo sempre depois das refeições.

Publicidade