Índice deste artigo:

criança asmática

Responsável por cerca de 400 mil internações hospitalares por ano, a doença atinge cerca de 20% da população pediátrica e consiste no terceiro maior gasto do SUS (Sistema Único de Saúde), totalizando um custo de R$ 111 milhões.

Considerada uma das doenças mais comuns na infância, a asma é um pesadelo para os pais. Um dos grandes problemas é que quem sofre da doença não a encara como crônica e não segue um tratamento contínuo e preventivo.

Os tratamentos contra a doença evoluíram nos últimos dez anos, mas a maioria dos asmáticos procura auxílio em momentos de crise somente. Um erro que atrapalha o cotidiano e o bem-estar desses pacientes e aumenta o número de internações, faltas na escola e no trabalho. E ainda pode ser fatal em alguns casos.

O clima seco e frio do outono e do inverno faz com que a asma ataque. Além disso, a maior incidência de viroses respiratórias também aumenta o risco dos asmáticos entrarem em crise, em especial as crianças pequenas.

São os que não seguem o tratamento ao longo do ano, de maneira preventiva, que costumam se desesperar na crise. É importante que esses pais reconheçam que a asma, assim como a diabetes, é uma doença crônica que necessita de tratamento permanente.

Publicidade