Índice deste artigo:

bruxismoO que é o bruxismo?

A palavra bruxismo deriva da palavra BRYCHEIN que significa apertamento, fricção ou atrito dos dentes entre si, com força e sem nenhum objetivo funcional. O bruxismo é uma parafunção oral de causa multifatorial, podendo comprometer de diferentes maneiras o sistema estomatognático.

O bruxismo pode ser entendido como um hábito, muitas vezes involuntário, que ocorre principalmente durante a noite, mas que pode acontecer durante o dia; de relativa intensidade e persistência ao longo do tempo pode causar danos aos dentes ou a seus tecidos de suporte. De acordo com alguns estudos, o bruxismo é uma das desordens funcionais dentais mais prevalentes, destrutivas e complexas existentes.

Pesquisas recentes apontam que o bruxismo acomete uma grande parcela da população, e, de maneira geral, sua manifestação está quase sempre associada a um cotidiano de estresse e tensões emocionais. Assim, como uma patologia de ocorrência relativamente comum, o bruxismo, pode e é encontrado em todas as faixas etárias, acometendo crianças, adultos e idosos, com prevalência semelhante em ambos os sexos.

Publicidade