Índice deste artigo:

mulher-dentes-enxaguante

Os enxaguantes bucais são produtos que sempre aparecem em propagandas de televisão, nas quais são mostrados todos os seus benefícios para a higiene bucal. No entanto, quase nunca esses programas comerciais alertam sobre as recomendações de uso do produto, que pode causar alguns prejuízos ao seu dente quando usados de forma inadequada. Há quem ache, por exemplo, que eles podem substituir a escovação e o uso do fio dental.

"Os enxaguantes bucais nunca devem substituir a escovação mecânica das superfícies dentárias, mas sim devem ser associados ao ritual de higiene bucal para uma completa limpeza da boca. São excelentes complementos à higiene bucal, pois podem associar diversos componentes diferentes, cada um com sua indicação precisa", recomenda o cirurgião-dentista Alexandre Fraige.

Segundo o especialista, alguns produtos usam doses extras de flúor e/ou contêm agentes branqueadores dos dentes em sua composição, assim como alguns contêm álcool e outros não. Por isso, é necessário conversar com seu dentista antes de comprar qualquer enxaguante bucal.

Publicidade