Índice deste artigo:

homem-oculos-sorrindo

O envelhecimento natural que sofremos com o passar dos anos nos deixa marcas de expressão que são representadas principalmente pelas rugas. Porém, existem ainda outros sinais comuns que marcam a chegada de idades mais avançadas, como é o caso dos nossos dentes, que ficam amarelados com o passar dos anos. Mas por que isso acontece?

Ao longo da vida, os dentes de uma pessoa serão expostos a estímulos térmicos, químicos e mecânicos durante a execução das funções normais, como mastigar, beber e falar. Esses estímulos podem, dependendo do grau de intensidade e da constância, gerar uma reação inflamatória de baixa intensidade no tecido pulpar, que, de maneira a isolar o agente agressor, promove a deposição interna de um tecido de proteção, a dentina terciária ou reacional, que apresenta coloração castanho-amarelada e maior densidade quando comparada com o tecido normal (dentina).

"Essa alteração na composição mineral do elemento dental vai lentamente alterando o comportamento da cor observada nos elementos dentais. Portanto, fica evidente que os dentes de um adolescente apresentam aspecto visual mais claro do que os dentes de uma pessoa idosa, que são mais amarelados", explica o cirurgião-dentista Fernando Luis Esteban.

Além do processo de envelhecimento natural, alguns hábitos pessoais podem "acelerar" este processo de "amarelamento" dos dentes, como o tabagismo e o consumo excessivo de alimentos ricos em pigmentos orgânicos (bebidas, molhos e a grande maioria dos alimentos industrializados), que são utilizados para ressaltar o sabor dos alimentos, melhorar a sua aparência e torná-los mais atrativos.

"Esse amarelamento ocorre porque os pigmentos contidos nos produtos citados apresentam baixo peso molecular e tamanho diminuto. Esses dois fatores, em conjunto, favorecem a penetração desses pigmentos na estrutura dental. Após a sua penetração, esses pigmentos são capazes de estabelecer ligações químicas estáveis com a porção orgânica da dentina, um tecido profundo que forma os dentes, e a sua remoção só será possível através da realização de procedimentos de clareamento dental", completa o especialista.

Publicidade