Índice deste artigo:

crianca-no-dentista

Não é por acaso que a indústria alimentícia investe pesado na produção e publicidade de chocolates, balas, chicletes e pirulitos para crianças. Superexposto às propagandas e bem informado sobre o universo do consumo, o público infantil influencia diretamente na escolha de produtos nas compras de supermercados, optando por produtos que não apenas sejam "gostosos", mas também que ofereçam brindes, como surpresas e brinquedos.

Apesar de serem unanimidade entre as crianças, os doces também podem ser vilões quando consumidos em excesso, especialmente para a saúde bucal. "A dieta cariogênica é aquela que apresenta uma grande quantidade de carboidratos refinados, principalmente a sacarose (açúcar), que servem de nutrientes para os micro-organismos formarem a placa bacteriana e também para a produção dos ácidos responsáveis pela desmineralização do esmalte do dente", explica o odontologista Marco Aurélio Rosa.

Quer saber mais sobre como a dieta e a higiene bucal podem contribuir para o aparecimento de cáries e outros problemas dentais? Confira a entrevista completa com o odontologista Marco Aurélio, tire algumas das suas dúvidas e veja dicas de prevenção.

Publicidade