Índice deste artigo:

dentista-esconvando-molde

Você frequentemente sente desconforto nos dentes quando consome alimentos ou bebidas quentes ou gelados? O mesmo ocorre ao ingerir doces ou até mesmo durante a escovação dos dentes? Fique atento, pois esses podem ser alguns sinais de que a sensibilidade dos seus dentes pode estar acima do normal.

A sensibilidade dental, também denominada hipersensibilidade dentária, pode ser definida como uma sensibilidade exagerada dos dentes frente a estímulos térmicos, químicos, táteis e até mesmo pela desidratação. Dessa forma, a sensação de desconforto pode ser normal não apenas com alimentos quentes ou frios, mas também com aqueles que são salgados, doces, azedos ou com pH ácido.

"Na realidade, essa hipersensibilidade ocorre pela exposição da dentina em áreas que o esmalte dental não existe ou foi perdido ou devido à retração ou recessão gengival. O esmalte funciona como um capacete protetor, pois ele é um tecido extremamente duro que recobre e protege a dentina contra vários tipos de injúrias. A dentina, por sua vez, é um tecido mais interno e um pouco mais mole, permeado de túbulos, como se fosse um queijo suíço (poroso). A exposição dos túbulos é responsável pela dor", explica o cirurgião-dentista Hugo Roberto Lewgoy.

Diferentemente da pele, da língua e de outros tecidos do corpo humano, os dentes não têm a capacidade de "sentir" frio, calor, doce, amargo, etc. Assim, para o dente, todo estímulo é interpretado como dor, e o diagnóstico por parte de um especialista é essencial para a realização do tratamento mais adequado.

Publicidade