Índice deste artigo:

mulher-dentista-saude

A gestação é uma época de grandes mudanças na vida da mulher, e justamente por isso merece cuidados especiais em relação à saúde. Porém, o que muitas mamães esquecem ou não sabem é que a saúde bucal é muito importante para o organismo como um todo, já que a boca é uma entrada fácil de micro-organismos e, por isso, deve receber atenção das mamães durante toda a gestação.

Segundo a odontopediatra Dra. Glaís Ferrari de Souza, todo o sistema imunológico da gestante está alterado e o corpo está em alerta para impedir a invasão de bactérias no organismo. Consequentemente, as gengivas respondem muito mais facilmente a invasores (presença da placa bacteriana) e podem inflamar-se com mais facilidade. "Bactérias bucais podem cair na corrente sanguínea e causar uma infecção intrauterina, que por sua vez poderá causar nascimento prematuro ou aborto", diz ela.

Outro fator importante é a ingestão adequada de cálcio. Se durante a gestação a mamãe não ingerir a quantidade necessária para a formação do bebê, pode faltar a ela, e a deficiência de cálcio no organismo pode prejudicar os dentes da mãe.

Os cuidados que a gestante deve tomar são os mesmos que qualquer pessoa deve tomar: escovar os dentes no mínimo quatro vezes ao dia e passar fio dental após todas as refeições. Por se tratar de um período em que o sistema imunológico da gestante está completamente alterado e por isso está mais suscetível a desenvolver gengivite, é necessário o acompanhamento de um cirurgião-dentista durante todo o período de gestação, pois, caso esses cuidados sejam negligenciados, as consequências são maiores para as gestantes do que para as não gestantes.

Publicidade