Índice deste artigo:

Tabagismo é um forte inimigo para a saúde bucal

Você consegue reconhecer facilmente um fumante sem que ele fale sobre o seu hábito? Observar a estética dos dentes pode ser uma dica importante para quem quer descobrir se a pessoa fuma ou não, já que a boca é considerada uma porta de entrada para os elementos nocivos liberados no hábito de fumar.

Ao tragar um cigarro, charuto, cachimbo ou outros derivados do tabaco, o indivíduo tem contato com cerca de cinco mil substâncias químicas, entre elas a acetona, amônia, arsênio, benzopireno, formol, metais pesados e muitas outras. Segundo o cirurgião dentista Dr. Hugo Roberto Lewgoy, ao entrar em contato com tais substâncias, os dentes tornam-se manchados e escurecidos, apresentando tonalidades amareladas, acinzentadas, acastanhadas e/ou amarronzadas, sem falar na perda do brilho e luminosidade.

Apesar de a estética ser mais aparente em fumantes, esse não é o único problema que um fumante pode enfrentar. "Muitos estudos têm demonstrado que o fumo pode ser um dos mais importantes fatores de risco de desenvolvimento, progressão e manutenção das gengivites e periodontites. Em decorrência dessas doenças orais, os dentes podem apresentar exposição radicular, mobilidade, sangramento, resposta cicatricial e regenerativa lenta (no caso de necessidade de cirurgias orais), aparecimento de feridas na boca, presença de secreção purulenta e dor", explica o Dr. Lewgoy.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 200 mil brasileiros morrem anualmente em decorrência do fumo, especialmente do cigarro. Para o cirurgião dentista, "todas essas mortes poderiam ser evitadas se houvesse uma maior conscientização da população e dos governos, instituindo normas mais rígidas para o combate ao hábito de fumar, e não houvesse tanta omissão entre os envolvidos".

Publicidade