Índice deste artigo:

Escovação passo a passoDevemos nos preocupar com a higiene bucal desde o nascimento do bebê, realizando diariamente a limpeza da gengiva. Com o surgimento dos primeiros dentes, a higiene deve ser realizada com escovas macias, específicas para estas idades.

Para bebês, crianças e adultos a escova deve ter cabeça pequena, proporcional ao tamanho dos dentes e arredondada, cabo reto, ou com pequena angulação, e cerdas da mesma altura, macias e arredondadas. A escova deve ser trocada assim que suas cerdas perderem o paralelismo, em média a cada 30-45 dias.

São necessárias no mínimo três escovações, depois das principais refeições: café da manhã, almoço e jantar. O ideal é escovar os dentes após a ingestão de qualquer alimento, principalmente os açucarados e pegajosos. Após a escovação, lave a escova e guarde em lugar limpo e arejado, lembre-se de guardar a escova seca e dentro de uma capa protetora. É importante utilizar sempre durante a higiene bucal o fio dentário, devemos realizar movimentos de vai e vem entre todos os dentes.

A língua também retém bactérias, portanto é necessário que seja escovada. Devemos escovar com movimentos suaves, com delicadeza, com a própria escova. Existem limpadores de língua, que se necessário serão indicados pelo seu dentista.

A pasta é um auxiliar da escova e do fio dentário. Existem muitos tipos de pasta, cada uma com sua indicação, que será recomendada pelo seu dentista. Pessoas que apresentam a boca livre de doenças podem utilizar uma pasta tradicional e com flúor. Cuidado com a utilização de pastas com muito flúor para crianças de baixa idade, existe pastas específicas para cada faixa etária. Cuidado também com as pastas que levam medicamentos em suas fórmulas, elas são indicadas para um determinado tratamento e durante um certo tempo. E lembre-se, devemos colocar pouca pasta na escova, em média um terço da área das cerdas.

A escovação ideal é realizada com a escova, o fio dentário e o creme dental como auxiliar. O bochecho com os antisépticos devem ser utilizados com muito cuidado, devem ser indicados pelo seu dentista.

Publicidade