Índice deste artigo:

Vagina SecaA secura vaginal durante o ato sexual é uma queixa muito mais comum do que se pensa. Engana-se quem acha que isso é problema de mulher na menopausa, porque não é bem assim. Um número cada vez maior de mulheres jovens tem procurado o ginecologista querendo saber se estão ou não com “problemas hormonais”, pois não sentem mais sua vagina tão bem lubrificada na hora da relação como sentiam antes.

Existem diversas situações que podem influenciar na lubrificação vaginal da mulher, mas, antes de começar a enumerar essa lista, é fundamental esclarecer um ponto importantíssimo: em mulheres saudáveis, a lubrificação vaginal é consequência direta do grau de excitação sexual, ou seja, a mulher que parte para a penetração vaginal sem estar bem excitada e sem ter sido devidamente estimulada pode acabar se sentindo muito mais seca do que o habitual.

Estes são alguns exemplos de condições que podem influenciar na lubrificação vaginal: educação repressora; falta de conhecimento sobre o próprio corpo e aspectos da sexualidade; antecedentes de traumas psicológicos; o relacionamento com o parceiro sexual; a fase do ciclo menstrual; uso de anticoncepcionais hormonais e determinados medicamentos que afetam o desejo sexual, como alguns antidepressivos e anti-hipertensivos; doenças como a depressão, o diabetes, entre outras; e talvez a mais importante de todas essas condições: sentir-se à vontade e com vontade de estar se relacionando sexualmente com quem você escolheu.

Publicidade