Índice deste artigo:

VaginismoO que é vaginismo?

Vaginismo é uma contração involuntária dos músculos perineais e da parede vaginal durante o ato sexual. Aliado a isso, a mulher pode contrair os músculos das pernas, impedindo a realização do coito.

  

Quando acontece o vaginismo?

O termo se refere à contração espasmódica dos músculos e tem relevância para a prática sexual, ou seja, durante o coito.

 

Quais são os sintomas?

A tensão muscular local impossibilita a penetração e, nos casos em que assim mesmo ocorre a penetração, ela é muito dolorosa.

 

Como é feito o tratamento?

Existem diferentes abordagens do problema. Dentre as terapias psicológicas, pode-se optar por psicanálise, que valoriza os conflitos parentais e com a sexualidade, bem como as defesas contra essas vivências. Na gênese do problema estão fantasias ligadas à sexualidade e à identidade feminina. Este tratamento entende o vaginismo como um sintoma, e não como o foco em si da terapia. Outra abordagem psicológica muito usada inclui as terapias comportamentais. Nesse caso são empregadas várias técnicas individuais e com o parceiro (é fundamental a participação do parceiro), que têm por objetivo final a consumação do coito sem dor. Elas visam uma dessensibilização progressiva, relaxamento e conhecimento do funcionamento corporal pela mulher. Os conflitos pessoais e interpessoais são abordados de maneira mais superficial, quando comparados à psicanálise.

Publicidade