Índice deste artigo:

AutismoO autismo é uma alteração cerebral, uma desordem que compromete o desenvolvimento psiconeurológico e afeta a capacidade da pessoa se comunicar, compreender, falar e seu convívio social. Essa patologia é diferente do retardo mental ou da lesão cerebral, embora algumas crianças com autismo apresentem essas doenças.

A causa do autismo não é conhecida. Estudos indicam que a desordem pode ser, em parte, fatores genéticos e problemas pré e pós-parto. Embora a maioria dos fatos não tenha nenhuma causa óbvia, alguns podem estar relacionados a uma infecção viral (por exemplo, rubéola congênita ou doença de inclusão citomegálica, fenilcetonúria (uma deficiência herdada de enzima), ou a Síndrome do X Frágil (uma dosagem cromossômica). Os sinais de autismo normalmente aparecem no primeiro ano de vida e sempre antes dos três anos de idade. A desordem é duas a quatro vezes mais comuns em meninos do que em meninas.

 

Existem vários tipos de Autismo, entretanto cada síndrome com sua nomenclatura específica:

- Autismo Clássico (Classic autism)

- Síndrome de Asperger (Asperger syndrome)

- Autismo Atípico (Atypical autism)

- Autismo de Alto Nível Funcional (High-functioning autism)

- Perturbação Semântica-Pragmática (Semantic pragmatic disorder)

- Perturbação do Espectro do Autismo (Autistic spectrum disorder (ASD)

- Síndrome de Asperger, transtorno de Asperger ou desordem de Asperger (código CIE-9-MC: 299.8), é uma síndrome do espectro autista, diferenciando-se do autismo clássico por não comportar nenhum atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem do indivíduo, porém pode estar associado à TDAH, Síndrome de Tourette, e mais raramente, a Epilepsia e Síndrome do X Frágil. Crianças autistas na faixa de Q.I. próximo ao normal ou mais alto, frequentemente se beneficiam de psicoterapia e educação especial.

Publicidade