Índice deste artigo:

ProlactinomasO que são prolactinomas?

Prolactinomas são tumores benignos da hipófise, na quase totalidade dos casos, chamados adenomas hipofisários produtores de prolactina. A prolactina é o hormônio responsável pelo aleitamento no período após o parto. Todos os indivíduos produzem prolactina em quantidade baixa praticamente toda a vida, mas na presença do prolactinoma os níveis de prolactina no sangue ficam muito elevados, causando sintomas.

 

Como é feito o diagnóstico?

Pela dosagem de prolactina em exame de sangue e por exame de imagem da hipófise, de preferência a ressonância magnética.

 

É possível notar prolactinomas em forma de sintomas?

O excesso de prolactina inibe a função das gônadas, além de estimular a formação de leite, assim os sintomas mais comuns em mulheres são: alteração menstrual, desde irregularidade do ciclo menstrual até falta de menstruação (amenorreia) e galactorreia, ou seja, saída de leite pelas mamas fora do período de amamentação.

Em homens os sintomas que acontecem com o excesso de prolactina são principalmente notados na esfera sexual, assim impotência e redução da libido são os mais comuns.

Infertilidade e redução da libido podem ocorrer também em ambos os sexos.

Além desses sintomas dependentes do excesso de prolactina, podem ocorrer sintomas dependentes do crescimento do tumor de hipófise, assim cefaleia e perda visual, principalmente da visão lateral, podem ser sintomas do prolactinoma.

Publicidade