Índice deste artigo:

vaginose bacterianaO que é vaginose?

A vaginose bacteriana (VB) é uma das alterações vaginais mais comuns e se caracteriza pela substituição da flora vaginal normal, onde predominam os lactobacilos, por uma proliferação acentuada de Gardnerella vaginalis e outras bactérias que, na mulher saudável, estão presentes em pequenas quantidades.

 

Quais são as causas?

A diminuição dos lactobacilos permite a multiplicação exagerada da Gardnerella vaginalis e das outras bactérias que a acompanham, mas ainda não está totalmente claro porque o número de lactobacilos diminui e permite a instalação da VB. Vários fatores podem causar essa redução, como o uso de duchas vaginais, espermicidas e de antibióticos para tratamento de outras infecções.

 

Quais são os sintomas?

Os sintomas mais freqüentes são corrimento e mau cheiro, mas, em uma parte das mulheres, a VB é assintomática, sendo detectada apenas com exame clínico/laboratorial.

 

Qual o grupo de pessoas mais atingido?

A vaginose bacteriana atinge mulheres em idade reprodutiva. Apesar de ser mais frequente em mulheres com vida sexual ativa, não é considerada uma doença sexualmente transmissível (DST), pois a Gardnerella vaginalis já está presente no ambiente vaginal e prolifera exageradamente na ausência dos lactobacilos.

Publicidade