Índice deste artigo:

uremiaO que é uremia?

Uremia é um termo genérico tradicionalmente utilizado para definir e caracterizar o estado de insuficiência renal crônica. Isto é, caracteriza a situação em que os rins já não têm capacidade de exercer suas principais funções, quais sejam: eliminar várias substâncias decorrentes do metabolismo, principalmente de proteínas, e que podem ter efeitos tóxicos para o organismo; regular a quantidade de água e de sais minerais como um todo; participar da regulação do metabolismo ácido e básico; produzir e degradar alguns hormônios, como, por exemplo, a eritropoetina.

 

Quais as causas da uremia?

A doença renal crônica (DRC) tem múltiplas causas e a importância de cada uma delas varia conforme a idade do indivíduo comprometido. Por exemplo, nos adultos as principais causas são a hipertensão arterial e diabetes melitus, nas crianças pequenas (mesmo recém-nascidas e até fetos) a DRC está relacionada às malformações do aparelho urinário, em geral.

Em crianças maiores e adolescentes, existem várias formas de glomerulopatias que podem apresentar cronificação. Em qualquer faixa etária a infecção urinária é sempre muito importante independente de associação com malformação urinária.

 

Quais os sintomas?

A doença renal crônica costuma ser insidiosa e por isso mesmo, é doença traiçoeira pois quando o diagnóstico é feito tardiamente pode ser impossível qualquer reversão. Na maioria dos casos, os sintomas são inespecificos, podendo estar relacionados à hipertensão arterial, à anemia, à osteodistrofia, à doença de base como a infecção urinária ou o diabetes, à desnutrição e com comprometimentos como edema, hipervolemia, acidose metabólica, etc.

Publicidade