Índice deste artigo:

tireoideA tireoide é uma glândula endócrina de formato semelhante a uma borboleta, localizada na região anterior do pescoço, que produz os hormônios tiroxina (T4) e triiodotironina (T3). Estes hormônios têm um importante papel em manter o metabolismo e o funcionamento normal do organismo. As alterações tireoidianas mais comuns são da função, como o hipertireoidismo (aumento da função) e o hipotireoidismo (diminuição da função) ou anatômicas, representadas pelo bócio, que é o aumento da glândula. Este pode ser de toda a tireóide – bócio difuso - ou sob a forma de nódulos – bócio nodular. Além disso, podem ocorrer com menos frequência, inflamações e infecções.

No hipertireoidismo, ocorre aumento da produção hormonal e o corpo funciona de forma acelerada. Os principais sintomas são: palpitações, nervosismo, insônia, sudorese e pele quente, tremores das mãos, perda de peso e aumento das evacuações, entre outros sintomas.

Ao contrário, no hipotireoidismo, a produção de hormônios tireoidianos está diminuída, o organismo tem as funções lentificadas e isto se manifesta através de sintomas como desânimo, sonolência, diminuição da memória, cãimbras, edema (inchação), queda de cabelos, pele seca e constipação intestinal, entre outras. Deve-se lembrar que os sintomas acima podem ocorrer em outras doenças e que, por outro lado, pode existir alteração da função da tireóide, sem sintomas e sinais evidentes.

Publicidade