Índice deste artigo:

SurdezO que é a surdez?

O termo "surdez" é utilizado para descrever a condição auditiva de pessoas que sofrem de perdas auditivas profundas a ponto de impedir a compreensão da fala exclusivamente através da orelha, com ou sem o uso de prótese auditiva. Já o termo "deficiência auditiva" é utilizado para se referir genericamente a qualquer tipo ou grau de perda auditiva.

  

Quais são as causas?

A deficiência auditiva resulta de diversas causas e não de um único agente etiológico, sendo os mais comuns a meningite, a rubéola e a exposição constante ao ruído.

Considerando-se a idade em que se desenvolve a perda auditiva, poderíamos dizer que os principais fatores de risco ao nascimento são a hereditariedade (ter outros casos de surdez na família), a prematuridade e a presença de infecção intrauterina (citomegalovírus, rubéola, sífilis, herpes genital ou toxoplasmose).

Após o nascimento as causas mais comuns em crianças são a meningite, o uso de medicação ototóxica, infecção de orelha (otite) persistente ou recorrente por mais de 3 meses e traumas.

Já para o adulto, os principais fatores de risco para desenvolvimento de deficiência auditiva são o uso continuado de aparelhos com fone de ouvido, trabalho em ambiente ruidoso, infecção constante de orelha e acidentes.

 

Quais são os sintomas?

Evidentemente o principal sintoma é a dificuldade de ouvir, que, no caso de perdas auditivas adquiridas, começa com dificuldade de ouvir ao telefone ou em ambientes ruidosos, para adultos, e na dificuldade de seguir instruções, para crianças.

Publicidade