Índice deste artigo:

PsoríaseO que é psoríase?

A psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele que pode causar desconforto físico e psíquico, cujo impacto social e psicológico costuma ser subestimado. Vários estudos demonstraram que a doença está associada à significativa comorbidade psicossocial e a um prejuízo, substancial, na qualidade de vida dos pacientes.

A doença é conhecida desde a antiguidade. Hipócrates, em 460-377 a.C., utilizava as palavras psora, do grego, e lepra para designar o que, hoje, se reconhece por psoríase. Entretanto, apenas no século XIX, Von Hebra (1816-1880) unificou definitivamente a terminologia da doença para psoríase.

Hoje, a psoríase é entendida como uma doença inflamatória, de base genética, de evolução crônica e recorrente, que acomete preponderantemente a pele e as articulações. É considerada uma dermatose comum, pois ocorre em 1% a 3% da população mundial, com incidência variável, de acordo com a população estudada.

Aspectos ambientais, geográficos e mesmo étnicos podem interferir na incidência da doença. Nas regiões tropicais e subtropicais, não é tão comum o aparecimento de psoríase. Em negros africanos, ela é considerada rara. Em relação ao sexo, acomete igualmente homens e mulheres, mas pode ter um início mais precoce nas mulheres.

Publicidade