Índice deste artigo:

Processamento Auditivo CentralO que é processamento auditivo?

Processamento auditivo pode ser entendido de uma forma simplista como “o que fazemos com o que ouvimos”, ou ainda como analisamos, classificamos, organizamos, interpretamos os eventos acústicos.

O termo processamento auditivo (PA) diz respeito a como os indivíduos analisam os eventos acústicos que são por ele recebidos via o sentido da audição. Trata-se de um termo específico usado quando estudamos a audição, um dos sentidos pelo qual o indivíduo recebe e analisa os estímulos físicos, permitindo o seu contato com o mundo real.

O processamento auditivo atua de forma predominante no desenvolvimento da linguagem e das habilidades acadêmicas.

 

O processamento auditivo:

- faz parte do processo de comunicação, que é uma das mais complexas funções do cérebro humano e a responsável por toda a evolução intelectual da humanidade;

- depende de atividades sofisticadas do sistema nervoso auditivo central e cérebro;

- desenvolve-se através das experiências vividas no mundo sonoro nos primeiros anos de vida, associadas às emoções advindas destas.

Por meio desse processamento neurológico das informações auditivas, as experiências que significam são memorizadas e adquire-se conhecimento dos sons da língua e de suas regras (gnosia).

Distúrbios do processamento auditivo são decorrentes de déficits do processamento de informação de sinais audíveis não atribuídos a perda auditiva nem a déficit intelectual. Trata-se de uma limitação da transmissão, análise, organização, transformação, elaboração, armazenamento e/ou recuperação (memória) e uso das informações contidas em um evento acústico. Portanto, um déficit no processamento da informação específica da modalidade auditiva.

Um distúrbio do processamento, abreviado DPA(C), pode ser piorado por ambiente acústico desfavorável e interfere nas habilidades acadêmicas na escola.

O desenvolvimento normal de fala e de linguagem é um reflexo de função cerebral intacta. Atraso de fala ou de linguagem ou um DPA(C) podem ser sintomas ou sinal de danos no processamento neurológico e ocorrem devido a uma desorganização funcional do cérebro.

Publicidade