Índice deste artigo:

ObesidadeO que é a obesidade?

O problema da obesidade tem assumido, nos últimos anos, proporções alarmantes, dado o aumento vertiginoso em sua incidência, tanto em países desenvolvidos, como aqueles ditos em desenvolvimento, como no caso do Brasil.

A definição mais abrangente de obesidade leva em conta justamente o acúmulo demasiado de gordura de modo a comprometer a saúde do indivíduo, entendido no seu conceito de bem estar bio-psico-social.

Estima-se que cerca de 40% da população mundial esteja acima do peso (levando-se em conta o IMC = índice de massa corpórea, que é obtido por uma simples fórmula matemática “peso / altura ao quadrado”). A faixa de normalidade representa o IMC entre 20 e 25 kg/m² e o sobrepeso entre 25 e 30 kg/m². Já a obesidade é representada quando este índice está acima de 30 kg/m².

É frequente a associação com doenças interrelacionadas, que são provocadas ou agravadas pela obesidade e que melhoram com a redução e controle do peso. Dentre as principais comorbidades destacam-se a diabetes, hipertensão arterial e as dislipidemias, que constituem um conjunto de fatores de risco cardio-vascular, relacionados especialmente à deposição de gordura abdominal, denominado de síndrome metabólica.

Publicidade