Índice deste artigo:

Síndrome do Intestino IrritávelO que é a síndrome do intestino irritável?

A síndrome do intestino irritável (SII) é uma alteração funcional do intestino caracterizada pela combinação de cólica intestinal, constipação ou diarréia, má-digestão, excesso de gases, náuseas e perda do apetite.

 

O que causa a SII?

Não se sabe a causa específica da SII, contudo, certos distúrbios psicológicos (exemplo: distúrbios da ansiedade, depressão, histeria, paranóia, desvios da personalidade e antecedentes de abuso na infância) represetnam fatores de risco importantes para a doença.

O estresse não causa a SII, mas pode desencadear os sintomas. A participação de um componente hormonal é sugerida pela piora significativa dos sintomas em mulheres durante a menstruação.

Pesquisadores já demonstraram que a camada muscular das alças do intestino grosso em pessoas com SII tendem a sofrer uma contração (espasmo) intensa mesmo após pequenos estímulos. Assim, indivíduos com SII parecem ter um intestino grosso mais sensível e hiperreativo que o esperado: o próprio ato de alimentar-se ou a distensão intestinal causada pela produção de gases pode desencadear uma reação exagerada do intestino grosso. Certas medicações e alguns alimentos podem desencadear os espasmos – chocolate, café, leite e derivados ou grandes volumes de bebida alcoólica são os mais comuns.

 

Esta doença é comum?

A SII representa cerca de 30-50% dos casos encaminhados para avaliação pelo Gastroenterologista, afetando pessoas de todas as faixas etárias porém com predomínio em pessoas ao final da adolescência até o início da terceira década de vida. Determinar a verdadeira frequência da SII é virtualmente impossível, mas alguns trabalhos calculam que cerca de 20% das pessoas apresentem o distúrbio em algum período de suas vidas.

 

Quem tem SCI?

Existe um discreto predomínio de mulheres, mas provavelmete porque estas tendem a procurar auxílio médico mais precocemente. O paciente típico tem entre 20-30 anos de idade e um relato de hipersensibilidade a alimentos gordurosos e/ou muito condimentados. Antecedentes de esquizofrenia na família são comuns.

Publicidade