Índice deste artigo:

HepatiteO termo hepatite significa “inflamação do fígado”. Hepatite é, portanto, uma doença do fígado que se inicia como uma inflamação. Ela pode regredir espontaneamente, sem qualquer tratamento, mas também pode evoluir rapidamente para a morte (casos chamados “fulminantes” – felizmente raros), ou pode ainda persistir ao longo do tempo, por vários meses e anos, muitas vezes sem qualquer sintoma, e a isto chamamos de “hepatite crônica”.

 

Quais são os tipos de hepatite?

Existe a Hepatite Aguda típica – é aquela em que o paciente se sente doente, mal estar geral, cansaço, por vezes febre discreta, a urina fica muito escura, cor de chá forte ou refrigerante de cola, e o branco dos olhos fica amarelado.

Hepatite Aguda Anictérica – é aquela sem icterícia (que é o amarelo dos olhos). O paciente tem os outros sintomas de “hepatite” ou infecção aguda, mas ausência de urina escura e olhos amarelos, dificultando o diagnóstico. Apenas exames de laboratório irão detectar a alteração no fígado.

Hepatite Fulminante ou Hepatite Aguda Grave - é aquela que começa como hepatite aguda, mas evolui rapidamente para insuficiência hepática, ou seja, a lesão é muito intensa no fígado e ele para de funcionar. Nestes casos, a cura espontânea é pouco freqüente sendo muitas vezes necessário fazer transplante de fígado, para evitar o óbito.

Hepatite Crônica – este tipo de hepatite pode começar como aguda e evoluir para a forma crônica, mas também, pode começar totalmente sem sintomas e evoluir silenciosamente. Além da inflamação nas formas crônicas de hepatite, ocorre a formação de fibrose, que é como uma cicatriz do processo inflamatório, mas que altera toda a estrutura do fígado. O resultado final é o desenvolvimento de cirrose hepática, a qual com o passar do tempo também pode levar a insuficiência de funções do órgão, com várias complicações clínicas.

Publicidade