Índice deste artigo:

Gripe Suína: perguntas e respostasComo evitar o contágio da gripe suína? Qual a forma de contágio mais eficiente?

Antes de mais nada, a gripe causada por esta amostra de vírus é na verdade uma amostra de Influenza A (todos os vírus influenza causadores de pandemias são – historicamente – do tipo A ), a amostra H1N1 que tem causado esta epidemia – assim como outras amostras causadoras de influenza endêmica (a gripe "comum"). Esta amostra em particular, chamada de "gripe suína", tem genes de vírus semelhantes àqueles de amostras suínas que vêm circulando na Europa e América do Norte nos últimos 10-12 anos, bem como segmentos de genes de amostras de aves que vêm circulando na Ásia – e segmentos de genes de amostras humanas, do tipo H1N1.

O contágio se dá através de secreções respiratórias (perdigotos, aerossóis de saliva, espirros, tosse) e também através do contato social (aperto de mãos, beijos – incluindo os beijos sociais) entre pessoas infectadas e outras não infectadas. Objetos de uso pessoal, como talheres, lenços, batom, cuia de chimarrão (no caso dos gaúchos!), também podem contaminar outras pessoas, pois podem albergar o vírus e este pode eventualmente ter acesso a outro hospedeiro através das mãos. O vírus não tem como penetrar via pele, mas ocasionalmente o novo hospedeiro pode colocar os dedos nos olhos ou no nariz e por aí o vírus tem acesso a células com receptores apropriados, podendo causar infecção.

 

Qual é o período de incubação do vírus?

Geralmente um a dois dias.

 

O álcool em gel é eficiente para desinfetar as mãos?

Sim, o álcool é eficiente para inativar o vírus.

 

Quanto tempo o vírus suíno fica ativo em uma superfície lisa?

Isso é difícil de determinar, pois varia de acordo com a temperatura, insolação e umidade. Em geral os vírus são frágeis fora da célula hospedeira, e não duram muito tempo se houver calor, sendo rapidamente inativados pela luz solar (em função dos raios UV). Frio, alta umidade e presença de proteínas favorecem a viabilidade dos vírus por períodos mais longos.

Publicidade