Índice deste artigo:

Gripe suína e o alerta mundialPor que a preocupação com a gripe suína? A doença já não existia antes?

A gripe suína é uma virose contraída por porcos através do vírus influenza tipo A. A gripe dos porcos sempre existiu. O que ocorreu foi que este vírus, ao se multiplicar, sofreu uma mutação que o tornou capaz de infectar o humano. Dentro do humano, este vírus sofreu outra mutação que permitiu que a doença fosse transmitida entre humanos. E esta é a maior preocupação no cenário mundial: o contágio da doença.

 

Como ocorreu a primeira infecção? Foi através do consumo da carne?

Por contato de um homem com o porco. A gripe suína pode ser de quatro classes de vírus: H1N1, H1N2, H3N2 e H3N1. A crise ocorreu devido a uma mutação do H1N1. O contágio não ocorre na ingestão da carne, porque o vírus morre quando a carne é aquecida através do cozimento.

 

Quais são os sintomas? São iguais aos da gripe comum?

Os principais sintomas são febre, dor no corpo, dor de cabeça. Algumas pessoas tem tosse e outras diarreia, vômito. O sistema imunológico das pessoas não reconhece este novo vírus como está acostumado a reconhecer o vírus comum da gripe, que a maioria das pessoas já teve. Por isso, a resposta do organismo para a gripe suína fica muito mais lenta e podem surgir infecções mais graves.

Publicidade