Índice deste artigo:

Febre MaculosaO que é febre maculosa?

É uma doença febril aguda, muitas vezes fatal se não tratada, causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, e é transmitida pela picada de carrapatos do gênero Amblyomma.

 

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é baseado em suspeita clínico-epidemiológica e o tratamento deve ser iniciado com a suspeição do caso, antes mesmo da confirmação laboratorial. Pode-se confirmar um caso de febre maculosa através do isolamento do agente, de testes sorológicos (Reação de Imunofluorescência Indireta — RIFI), da técnica de imunoistoquímica e também com ferramentas moleculares como a técnica da PCR (Reação de Cadeia da Polimerase).

 

Quais são os sintomas?

Os mais comuns são febre alta, cefaleia, dores musculares e o aparecimento de manchas na pele (exantema máculo-papular).

 

A febre maculosa é uma doença que gera epidemias?

Não. A febre maculosa brasileira é uma doença de característica endêmica com surtos esporádicos. Embora, nos últimos anos, os avanços no diagnóstico e a notificação dos casos suspeitos e confirmados tenham contribuído para melhor conhecimento da distribuição da doença, muitas vezes os casos humanos ainda são subestimados.

Publicidade