Índice deste artigo:

Febre AmarelaA febre amarela é uma doença febril, aguda e autolimitada, ou seja, que não evolui para formas crônicas. A doença é transmitida através da picada de mosquitos infectados e é causada pelo vírus da febre amarela, o qual pertence ao mesmo grupo do vírus da dengue.

 

Como se transmite?

Atualmente a transmissão da febre amarela está restrita a ambientes silvestres, como matas, florestas e reservas florestais. Nesses ambientes, os mosquitos transmissores são distintos daqueles observados no ambiente urbano. Vale ressaltar que desde 1942 não existe a transmissão da febre amarela no meio urbano. Entretanto, grande preocupação existe em relação à possível reurbanização da doença, ou seja, que a febre amarela volte a ser transmitida nas cidades. Tal risco se fundamenta nas elevadas taxas de infestação pelo Aedes aegypti em cidades de praticamente todo o território nacional. O Aedes, conhecido por ser o mosquito transmissor do vírus da dengue, é considerado um eficiente vetor da febre amarela em áreas urbanas e, por esse motivo, poderíamos passar a observar possíveis surtos e epidemias de febre amarela em diversas cidades.

 

Como poderia ocorrer a reurbanização da doença?

Consideremos um indivíduo que não fora vacinado e que tenha se deslocado para uma área considerada de risco de transmissão da febre amarela. Caso esse indivíduo viesse a ser picado por um mosquito infectado pelo vírus da febre amarela, ele se tornaria portador do vírus durante alguns dias. Ao retornar à sua área de origem, na cidade, estaria exposto à picada de mosquitos comuns ao meio urbano, no caso o Aedes. O mosquito, ao picar aquele indivíduo, portador do vírus da febre amarela, se tornaria infectado e dessa forma poderia vir a transmitir o vírus, recém-adquirido, para outras pessoas susceptíveis; estas, por sua vez, seriam fonte de infecção para outros Aedes...

Publicidade