Índice deste artigo:

Dor de cabeça A dor de cabeça (cefaléia, no jargão médico) pode representar a manifestação de vários problemas e não constitui uma doença em si mesma. Os tipos mais comuns são a tensional, a enxaqueca e a cefaléia secundária (exemplo: causada por sinusite, resfriados, crise hipertensiva, etc).

A cefaléia tensional é causada pela contração da musculatura do pescoço e ombros, em geral devido estresse, fadiga e outras causas. As enxaquecas são causadas por alterações nos vasos sangüíneos da cabeça. Muitas pessoas rotulam qualquer dor de cabeça como sendo “enxaqueca”, mas isto, na maioria dos casos, está incorreto. O ideal é que toda crise de dor seja avaliada por um médico.

 

Qual a gravidade de uma dor de cabeça?

Assim como outros tipos de dor, as cefaléias podem servir como sinais de alerta de distúrbios mais sérios. Isto é particularmente verdadeiro nos casos de dores causadas dor tração ou inflamação. As cefaléias de tração podem ocorrer quando partes da cabeça sensíveis à dor são puxadas, esticadas ou deslocadas – exemplo: aumento da tensão dos músculos oculares para compensar deficiências visuais, tumores cerebrais, derrame, traumas cranianos, etc. As cefaléias causadas por inflamação incluem aquelas relacionadas às meningites, arterites e doenças dos seios da face, coluna vertebral, pescoço, ouvidos e dentes.

Publicidade