Índice deste artigo:

Derrame: como reconhecê-lo?Como a pessoa se sente ao sofrer um derrame?

O AVC (acidente vascular cerebral), conhecido como derrame, acontece de repente como num acidente mesmo.

Há dois principais tipos: o AVC isquêmico e o hemorrágico. O isquêmico ocorre em mais de 70% dos casos e o hemorrágico em cerca de 20%. No caso do AVC isquêmico há um entupimento de uma artéria que leva sangue oxigenado ao cérebro, enquanto no tipo hemorrágico há um extravasamento de sangue no cérebro ou nas camadas em volta dele.

No caso do AVC hemorrágico pode começar com uma dor muito forte, que acontece de repente, seguida de sonolência, desmaio ou algum sintoma neurológico dos que serão descritos a seguir no AVC isquêmico.

No caso do AVC isquêmico geralmente a pessoa não sente dor. A pessoa percebe algum sintoma neurológico. Os sintomas neurológicos mais frequentes são dormência e fraqueza de um lado do corpo ou em alguma parte do corpo, como braço, perna ou face, esta última notada como boca torta.

Outros sintomas que podem acontecer são perda de parte da visão, dificuldade para entender, dificuldade para falar, falta de coordenação dos movimentos ou tontura.

Mais raramente pode ocorrer visão dupla, olho torto, dificuldade para engolir, alteração da voz, desvio da língua, dificuldade para calcular (fazer contas simples de cabeça) ou nomear algum tipo de objeto.

A percepção dos sintomas pode variar. Há pessoas que têm noção perfeita do que está errado com elas e em outras, só outra pessoa percebe o problema.

Essa grande variação de sintomas acontece devido à área do cérebro que foi atingida pelo AVC.

É comum que esses sintomas sejam percebidos ao acordar.

Publicidade