Índice deste artigo:

DemênciaDemência é o nome dado a uma situação clínica, em que há perda das habilidades intelectuais prévias (declínio cognitivo), com intensidade suficiente para interferir nas atividades cotidianas do indivíduo, sociais ou profissionais. A principal alteração cognitiva é, geralmente, a perda da memória, porém dificuldade na capacidade de concentrar-se, fazer julgamentos, comunicar-se, orientar-se no tempo e no espaço também faz parte do quadro demencial. Portanto, o termo demência refere-se a um conjunto de sintomas, e não a uma doença especificamente.

 

Quais são as causas?

A principal causa de demência é a doença de Alzheimer, também chamada popularmente de Mal de Alzheimer. Esta doença é degenerativa, ou seja, ocorre pela morte dos neurônios (células cerebrais), que se inicia em estruturas cerebrais muito importantes para o mecanismo da memória e, posteriormente, acomete as regiões cerebrais associadas às demais capacidades intelectuais. Algumas proteínas cerebrais estão associadas com esse mecanismo degenerativo, principalmente a proteína β-amilóide e a proteína tau.

A segunda causa de demência mais freqüente em nossa população é a demência vascular, isto é, a demência que ocorre devido a lesões cerebrais vasculares (“derrames cerebrais”).A associação da doença de Alzheimer e da demência vascular também é uma causa freqüente de demência.

Outras causas mais raras de demência são: degeneração lobar frontotemporal, demência com corpúsculos de Lewy, demência associada à doença de Parkinson, demência por sífilis, demência associada à infecção pelo HIV, demência associada à deficiência de vitamina B12, entre outras.

Publicidade