Índice deste artigo:

ConstipaçãoA prisão de ventre ou constipação intestinal é um dos sintomas gastrointestinais mais comuns, acometendo cerca de 20% da população geral e representando a segunda queixa mais frequente de procura aos ambulatórios de gastroenterologia. Em termos gerais, a constipação pode ser definida como a evacuação de fezes excessivamente ressecadas, escassas e infrequentes, estabelecendo um número de evacuações inferior a uma a cada 72 horas, ou com peso inferior a 35 g/dia.

 

O que causa a prisão de ventre? Por que ela acontece?

São várias as causas, sendo a principal o erro alimentar, isto é, indivíduos que se alimentam com uma quantidade inadequada de fibras e grandes quantidades de alimentos refinados e que não formam o bolo fecal. Uma dieta normal balanceada deve conter um mínimo de 20 g a 30 g de fibras /dia e quando esses valores não são respeitados, observa-se o aumento do tempo de trânsito colônico, diminuição do volume das fezes e aumento da absorção de água dos resíduos fecais, tornando as fezes ressecadas, escassas e duras.

Certas drogas como antidepressivos e antiparkinsonianos podem contribuir para a constipação. Alterações neurológicas, doenças associadas como hipotireoidismo, diabetes e hipopituitarismo devem ser investigadas.

Publicidade