Índice deste artigo:

BronquioliteO que é a bronquiolite? Em que parte do corpo e por que ela ocorre?

A bronquiolite mais comum é a bronquiolite viral aguda (BVA), uma infecção das vias aéreas inferiores. Nas regiões de clima tropical, a bronquiolite viral aguda não apresenta epidemias bem definidas, embora ocorra comumente no período do inverno. A contaminação do vírus, geralmente ocorre dentro de casa, comumente pelos pais ou irmãos e a transmissão ocorre por meio de gotículas ou fômites.

 

Quais são as causas?

É causada mais frequentemente pelo vírus sincicial respiratório (VSR) em lactentes e crianças. Outros vírus também estão relacionados com a doença como o rinovírus, adenovírus, enterovírus, parainfluenza (1,2 e 3), influenza (A e B), coronavírus. Ocasionalmente, agentes não virais têm sido relacionados com a doença como Mycoplasma pneumonie, Chlamydia trachomatis e Chlamydia pneumoniae.

 

Em que faixa etária ela mais ocorre? Quais são os fatores de risco para o desenvolvimento da bronquiolite?

Quase 100% das crianças são infectadas com o VSR, nos três primeiros anos de vida. Não há como saber quais os lactentes ou crianças que irão desenvolver BVA mais grave.

No entanto, os lactentes de alto risco são aqueles menores de idade, prematuros, especialmente, se menores que 34 semanas, crianças com fibrose cística ou doença pulmonar crônica, os com doença cardíaca congênita, pacientes imunodeprimidos ou com imunodeficiência congênita, os quais devem ser hospitalizados. Outros fatores têm sido relacionados com a gravidade da doença como sexo masculino, baixo nível sócio-econômico, poluição do ar e história familiar de asma e atopia.

Publicidade