Índice deste artigo:

AziaAzia, termo latino, ou pirose, de origem grega, são sinônimos e equivalem à dor em queimação. Constitui queixa extremamente comum, apresentada por pacientes de qualquer idade, gênero ou etnia, cuja abordagem inicial deve ser feita por médico, independentemente da especialidade.

Pode se localizar no epigástrio (boca do estômago ou centro do andar superior do abdome) e/ou na região retroesternal (atrás do osso esterno, disposto longitudinalmente no meio da face anterior do tórax). Alguns reservam azia para desconforto no epigástrio e pirose, na região retroesternal; todavia, qualquer que seja o termo empregado, não está implícita a localização da dor. É absolutamente necessário averiguar qual o significado para o paciente, que pode estar empregando “azia” para descrever outras condições.

Azia, ou qualquer queixa digestiva, pode decorrer de afecção em outros sistemas. Por exemplo, azia pode ser manifestação de infarto do miocárdio, sendo fundamental que seja feito o diferencial, especialmente para pacientes com quadro agudo ou que procuram pronto-atendimento.

Geralmente, manifestação isolada não possibilita o diagnóstico; o conjunto de sintomas e sinais detectados à avaliação clínica (anamnese ou histórico e exame físico) é que a ele remete.

Publicidade