Índice deste artigo:

Apneia do sonoApneias ou hipopnéias, pausas respiratórias durante o sono, são definidas respectivamente como uma parada ou redução da passagem de ar, pelas vias respiratórias superiores, com duração mínima de dez segundos. Esses eventos respiratórios ocorrem inúmeras vezes e exclusivamente durante o sono, determinando sinais e sintomas que caracterizam a síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono – SAOS.

 

A apneia é mais frequente em que grupo de pessoas?

A apneia é uma doença crônica, progressiva e incapacitante que ocorre em qualquer idade, mas acomete principalmente em homens obesos e de pescoço curto, entre quarenta e sessenta anos de idade. Nas mulheres, antes da menopausa, a apneia é incomum.

O sexo masculino é mais afetado devido a diferenças anatômicas das vias aéreas e do pescoço, perfil hormonal e distribuição de gordura no hipofaringe, onde geralmente ocorre a obstrução da passagem de ar, provocando os chamados roncos.

Nas crianças, a apneia obstrutiva pode ocorrer, mas as causas são diferentes, principalmente, na hipertrofia de tecido linfóide como Adenóides e Amídalas, caracterizada pela dificuldade de respiração nasal e pela diminuição da mandíbula (Micrognatia), o que se dá o nome de respirador bucal. Neste caso, é imprescindível o procedimento cirúrgico.

Publicidade