Índice deste artigo:

homem-comendo-peixe

O câncer de estômago tem uma relação direta com o estilo de vida da pessoa, principalmente no que diz respeito à dieta, por isso, ao evitar certos tipos de alimentos, é possível tentar prevenir a doença.  Segundo o gastroenterologista Dr. Antonio Luiz de Vasconcellos Macedo, o consumo exagerado de sal, de alimentos em conserva, embutidos e gordura de origem animal, as dietas ricas em carboidratos com alto índice glicêmico, como farinha branca, e também o consumo de doces estão relacionados com a doença.

Além disso, a nutricionista Fernanda de Campos Prudente Silva explica que aquelas pessoas que costumam fazer muitas dietas consomem muitos alimentos diet e light. O grande problema é que os alimentos diet e light são sempre industrializados e, portanto, ricos em conservantes e aditivos alimentares. O refrigerante zero, por exemplo, na maioria dessas dietas é "liberado", ou seja, o indivíduo pode consumir a quantidade que desejar, pois ele é zero caloria. Apesar disso, é a bebida que mais contém aditivos alimentares (corantes, conservantes, edulcorantes, flavorizantes, etc.) e esses aditivos, além de sobrecarregar o trabalho hepático, dificultando a queima de gordura do corpo, são tóxicos e em contato com a mucosa gástrica, a longo prazo, aumentam o risco de mutações no DNA, o que pode levar a um câncer.

Já os embutidos, como o peito de peru, são ricos em nitratos e nitritos, substâncias que ao serem ingeridas se transformam em nitrosaminas e podem provocar danos e mutações no DNA, aumentando o risco de neoplasias gástricas.

Publicidade