Índice deste artigo:

homem-joelho-dobrado

Muitas pessoas reclamam de um "ranger" ou um "barulho" nos joelhos e esse sintoma costuma aparecer em situações do dia a dia, como andar, correr, agachar, subir ou descer uma escada.

Segundo o ortopedista Dr. Moisés Cohen, a principal causa do "barulho" ou algo raspando dentro do joelho é a lesão de cartilagem que ocorre na superfície articular da patela, conhecida como condromalacia. Tal lesão é extremamente comum, principalmente nas mulheres.

Esse barulho normalmente está acompanhado de dor ou derrame articular (líquido aumentado dentro do joelho). Tal quadro clínico vai depender das características da lesão, como, por exemplo, extensão da lesão, localização, profundidade, etc.

De acordo com o ortopedista, outros sintomas relacionados ao quadro são: bloqueio articular, dificuldade para flexionar o joelho até o final, sensação de "areia" dentro do joelho, dor ao ficar muito tempo sentado, ao se levantar e ao descer e subir escadas.

Ele explica que o correto diagnóstico vai se basear na história do paciente, no exame clínico e, quando necessário, nos exames complementares, como, por exemplo, as radiografias e a ressonância.

Publicidade