Índice deste artigo:

granulomatose-wegener

É cada vez mais comum ouvirmos falar nos meios de comunicação sobre as doenças autoimunes, condições que se caracterizam pela destruição e ataque do sistema imunológico aos tecidos saudáveis do corpo. Nesse tipo de situação, o organismo não distingue tecidos saudáveis e antígenos, o que resulta em um processo de autodeterioração.

Uma das mais de 80 variações de doenças autoimunes é a Granulomatose de Wegener, doença inflamatória granulomatosa que afeta principalmente nariz, seios nasais, pulmões e rins. Atualmente chamada de Granulomatose com poliangeíte, ela é uma doença rara, com prevalência de um a cada 100 mil habitantes e que acomete principalmente pessoas entre 20 e 60 anos.

Para falar mais sobre essa doença autoimune, o Idmed entrevistou o médico pneumologista Alfredo Nicodemos, que deu mais detalhes sobre a evolução da doença, seus sintomas e tratamento. Confira!


Como se dão as primeiras manifestações da Granulomatose de Wegener e como ela costuma evoluir com o passar do tempo?

As primeiras manifestações podem ser sinusite de repetição, tosse (com ou sem hemoptise) e insuficiência renal. A maioria dos pacientes evolui bem com o uso do tratamento imunossupressor. Entretanto, infecções graves ao longo do tratamento podem surgir.

Publicidade