Índice deste artigo:

crianca-olhos-dor

Você sabia que uma simples dor no olho pode representar uma infinidade de problemas de visão não só nos adultos, mas também nas crianças? É por isso que pais e cuidadores devem estar atentos às queixas das crianças, especialmente quando elas vêm acompanhadas de outros sintomas, como dores de cabeça, cansaço e ardor nos olhos.

Para falar sobre algumas das principais causas das dores oculares na infância, convidamos a médica oftalmologista Ana Cláudia Pereira, que explicou algumas das causas mais comuns de queixa das crianças e como se deve proceder nesses casos. Confira as dicas da especialista e cuide da visão do seu filho.

 

A dor no olho em crianças é um sintoma que pode ser considerado "normal" ou deve ser investigado sempre que ocorrer?

A dor nos olhos deve sempre ser investigada, pois pode estar relacionada a esforço e cansaço visual (astenopia), déficit visual (ametropia) ou ainda ser decorrente de alguma doença ocular ou sistêmica. A dor de cabeça em crianças é uma queixa bastante comum no consultório e sempre deve ser valorizada pelos pais. Quando descartada a necessidade de óculos por qualquer erro refrativo (ametropia), sempre devem ser investigadas outras doenças que podem cursar com cefaleia em crianças, como sinusite, enxaqueca, má oclusão dentária, problemas na ATM (músculos temporomandibulares), entre outras.

 

A dor pode estar relacionada a problemas de visão, como miopia, astigmatismo e hipermetropia?

Sim. Na maioria das vezes, existe um erro refrativo (ametropia), como a miopia, em que os raios de luz são focalizados antes de atingir a retina e a criança tem dificuldade para enxergar objetos à distância; a hipermetropia, em que ocorre o contrário – os raios de luz são focalizados após a retina e a dificuldade é maior para objetos próximos; e o astigmatismo, em que os raios de luz são focalizados em pontos diferentes na retina e, assim, os objetos são vistos desfocados, ou seja, "com sombras". Em geral o astigmatismo pode vir acompanhando a miopia ou a hipermetropia, mas também pode aparecer isoladamente, porém sempre com sintomas de ardor ocular, queimação, sensação de peso e cansaço nos olhos.

Publicidade