Índice deste artigo:

crianca-fralda-assadura

Durante os primeiros anos de vida, quando as crianças ainda usam fraldas, um problema de pele surge com bastante frequência: as assaduras. Com relação a esse assunto, muitos pais de primeira viagem se perguntam: que tipo de fralda eu devo escolher? Como posso prevenir a assadura e deixar que o meu filho fique confortável?

"A assadura é um processo inflamatório que ocorre na pele em região de dobras, sendo mais frequente na região genital. Ela atinge principalmente os bebês pelo fato dessa área ficar continuamente ocluída", explica a médica dermatologista Matilde Campos Carréra.

Conheça quais são as principais causas das assaduras na infância e quais cuidados de higiene devem ser tomados para preveni-las.

 

Quais são as principais causas das assaduras e como elas se caracterizam?

A principal causa é o calor e o atrito. Os bebês que ficam muito tempo com a mesma fralda têm maior chance, pois a urina libera amônia, que é irritante para a pele.

 

No caso das fraldas, o que é melhor: optar pelas fraldas descartáveis ou as fraldas de pano?

É muito difícil o bebê ter alergia à fralda. Como dito anteriormente, o que leva à assadura é o contato demorado com a urina e o calor. Na verdade, o uso de fralda de pano facilita a troca, toda vez que está molhada. Já a fralda descartável pode acumular a urina por várias horas até ser trocada.

 

Como é possível prevenir as assaduras nas crianças?

Trocar a fralda sempre que a criança urinar, usar sabonete neutro para o asseio, evitar lencinhos perfumados para limpeza (prefira água), não usar amaciante para enxaguar as fraldas. Vale salientar que a maioria dos bebês apresenta assadura nessa região, sendo em geral de muito fácil controle.

Publicidade