Índice deste artigo:

 homem-de-terno-e-com-barba-serio

Ir ao banheiro para urinar é uma rotina normal para todos os homens que estão com a saúde em ordem, não é mesmo? Porém, não são todos que estão atentos a alguns sintomas que podem indicar que há algo de errado. Subestimar sinais, como dor ao urinar e aumento da frequência, pode trazer sérios agravamentos futuros, o que aumenta a importância de saber mais sobre o assunto.

Para falar sobre micção dolorosa e frequente em homens, convidamos o médico urologista Dr. Luis Gustavo de Toledo, que falou sobre algumas doenças relacionadas a esses sintomas. Fique atento e saiba quando é necessário buscar auxílio médico.


Dor frequente ao urinar é um problema comum em adultos e pessoas mais idosas?

Dor ao urinar, cujo nome técnico é disúria, é um sintoma inespecífico comum a diferentes situações. A causa mais comum de dor ao urinar é a infecção urinária, especificamente a cistite e as uretrites bacterianas.

Nos homens, a cistite é rara e quase sempre está associada a algum outro problema do trato urinário que dificulta o esvaziamento da bexiga. Em jovens, os problemas mais comuns são neurológicos e, após os 50 anos, a próstata é a culpada geralmente. As uretrites são mais comuns nos homens e nos jovens são quase sempre DSTs. Após os 50 anos, também são causadas por bactérias intestinais, sendo aqui novamente a próstata o problema primário.

 

O que é a prostatite aguda?

A prostatite aguda é uma infecção do trato urinário que pode ser muito grave. Além da dor para urinar, pode causar retenção urinária, febre e infecção sistêmica (Sepse). Ela pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum nos homens com dificuldade de esvaziamento da bexiga por Hiperplasia Benigna da Próstata (HPB). A uretra masculina atravessa o centro da próstata e esta vai crescendo ao longo da vida do homem, podendo comprimir lenta e progressivamente a uretra, o que dificulta a saída da urina.

A compressão da uretra pela próstata se manifesta por enfraquecimento do jato urinário, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, aumento da frequência de micções diurnas e noturnas, urgência para urinar e até perda urinária por não conseguir chegar ao banheiro a tempo, a popular "urina solta", que na verdade é "urina presa". Então, a próstata geralmente não causa diretamente dor ao urinar, mas indiretamente sim, por facilitar a infecção urinária. Vale ressaltar que esses sintomas descritos, relacionados à próstata, são causados pela Hiperplasia Benigna da Próstata, que ocorre no centro, ao redor da uretra. O câncer da próstata ocorre na periferia, então não causa sintomas urinários nem evacuatórios.

Publicidade