Índice deste artigo:

homem-bonito-descansando

A disfunção erétil é um verdadeiro tabu para grande parte dos homens. Ter que admitir o seu fracasso sexual perante uma sociedade que ainda é predominantemente machista não é nada fácil, especialmente para aqueles homens que já têm uma família constituída e já não encontram o mesmo apetite sexual de um jovem.

No entanto, engana-se aquele que pensa que apenas homens mais velhos podem sofrer com o problema. A disfunção erétil não escolhe idade e pode ter diferentes causas, entre elas orgânicas e emocionais. Saiba um pouco mais sobre o problema e descubra quais são os tratamentos mais modernos na entrevista com o médico urologista e especialista em Medicina Sexual Dr. Eduardo Bertero.

 

Muitas pessoas relacionam a disfunção erétil a causas emocionais. Porém, são apenas fatores psicológicos que influenciam no problema?

Não, de forma nenhuma. Muitos homens sofrem de disfunção erétil (DE) por causas orgânicas. Doenças como hipertensão arterial, dislipidemias, diabetes e algumas doenças neurológicas podem causar DE de causa orgânica. Outros fatores de risco que podem contribuir para DE são tabagismo, etilismo, obesidade.

 

Apenas pessoas mais velhas estão sujeitas a sofrerem com a disfunção erétil ou ela também pode ocorrer em jovens? Por que há essa relação com a idade?

A DE não poupa nenhum homem. Tenho atendido homens jovens, com menos de 35 anos. Obviamente que, nesses casos, a causa está mais relacionada a questões da esfera emocional, como estresse, ansiedade de desempenho e medo de gravidez, por exemplo. Nos homens mais velhos, ou seja, acima de 50 anos, há uma maior chance de doenças sistêmicas, como diabetes e hipertensão arterial, assim como a presença de colesterol elevado, estarem presentes. Nesses casos, a causa da DE seria orgânica.

Publicidade